Design Thinking (solução de problemas por meio do trabalho colaborativo; aplicação do Design Thinking na empresa). Ferramentas de modelagem de negócios: Canvas de Modelo de Negócios; Business Model Navigator (Navegador de Modelo de Negócios); Processo decisório e estruturas organizacionais; gestão em projetos e processos de inovação; Estrutura Analítica do projeto (EAP); PM Mind Map - Tipo Modelo Canvas; Ferramentas de planejamento de tempo; ferramentas 5W2H e 5W2HTW; reuniões interativas, conceitos Kanban e Scrum; Apresentação de projetos (Ferramenta Pitch e suas variações); Projeto Modelo Canvas.
1. Ferramentas do processo de design
2. Ferramenta Canvas de modelagem de negócio
3. Metodologia para modelagem de negócios
4. Ferramentas de planejamento e processo
5. Ferramentas de apresentação de projetos
Carga horária total de 75h
Metodologia
O curso é idealizado e concebido através da dinâmica das “Quatro Etapas”.
1ª Etapa: Aula Interativa – O conteúdo é apresentado ao aluno através de um formato áudio/visual moderno. O estudante percorre uma trilha de aprendizagem por etapas, legendados e narrados, e vai interagindo com este conteúdo na medida em que ele é apresentado, executando ações práticas para se familiarizar e absorver melhor o assunto.
2ª Etapa: Exercícios de Conteúdo – São apresentados ao aluno exercícios baseados no conteúdo visto, ora em forma de perguntas dissertativas, ora em forma de exercícios, para que ele possa praticar e avaliar seus conhecimentos.
3ª Etapa: Exercícios de Fixação – O estudante realiza exercícios práticos, buscando a fixação de conteúdo visto nas duas etapas anteriores.
4ª Etapa: Avaliação da aprendizagem via questões de múltipla escolha, referente a conteúdos vivenciados para fins de certificação ou progressão para a aula seguinte.