Aquisição e desenvolvimento da fala, da linguagem e da comunicação nos diferentes níveis do TEA; sinais preditivos, principais sintomas e diagnóstico diferencial; desenvolvimento típico da linguagem: conhecendo os processos típicos para reconhecer os desvios e transtornos; alterações motoras no TEA; reconhecimento das dificuldades de linguagem e de comunicação e avaliação dos potenciais da criança com TEA na sala de aula; como intervir e estimular habilidades linguísticas na sala de aula; Comunicação Alternativa e Aumentativa: noções e conceitos básicos; formas de intervenção para estimulação da pré-linguagem e das habilidades de linguagem oral e escrita no TEA.
1. Desenvolvimento típico da linguagem
2. Comunicação no transtorno do espectro do autismo
3. Linguagem no Transtorno do Espectro do Autismo
4. Transtorno do espectro do autismo na sala de aula
5. Reconhecendo dificuldades e potencialidades
Carga Horária 45h
*Acompanha livro indexado digital.
O curso é idealizado e concebido através da dinâmica das “Quatro Etapas”.
1ª Etapa: Aula Interativa – O conteúdo é apresentado ao aluno através de um formato áudio/visual moderno. O estudante percorre uma trilha de aprendizagem por etapas, legendados e narrados, e vai interagindo com este conteúdo na medida em que ele é apresentado, executando ações práticas para se familiarizar e absorver melhor o assunto.
2ª Etapa: Exercícios de Conteúdo – São apresentados ao aluno exercícios baseados no conteúdo visto, ora em forma de perguntas dissertativas, ora em forma de exercícios, para que ele possa praticar e avaliar seus conhecimentos.
3ª Etapa: Exercícios de Fixação – O estudante realiza exercícios práticos, buscando a fixação de conteúdo visto nas duas etapas anteriores.
4ª Etapa: Avaliação da aprendizagem via questões de múltipla escolha, referente a conteúdos vivenciados para fins de certificação ou progressão para a aula seguinte.