Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
1. A prática docente na diversidade
2. Níveis de ensino
3. Modalidades de ensino
4. Educação Profissional
5. Educação em Tempo Integral
6. Educação de Jovens e Adultos
7. Educação Especial e a inclusão
8. Educação a Distância
9. Educação do Campo e Educação Indígena
10. Panorama da diversidade da educação no Brasil
Carga Horária 55h
*Acompanha livro indexado digital.
O curso é idealizado e concebido através da dinâmica das “Quatro Etapas”.
1ª Etapa: Aula Interativa – O conteúdo é apresentado ao aluno através de um formato áudio/visual moderno. O estudante percorre uma trilha de aprendizagem por etapas, legendados e narrados, e vai interagindo com este conteúdo na medida em que ele é apresentado, executando ações práticas para se familiarizar e absorver melhor o assunto.
2ª Etapa: Exercícios de Conteúdo – São apresentados ao aluno exercícios baseados no conteúdo visto, ora em forma de perguntas dissertativas, ora em forma de exercícios, para que ele possa praticar e avaliar seus conhecimentos.
3ª Etapa: Exercícios de Fixação – O estudante realiza exercícios práticos, buscando a fixação de conteúdo visto nas duas etapas anteriores.
4ª Etapa: Avaliação da aprendizagem via questões de múltipla escolha, referente a conteúdos vivenciados para fins de certificação ou progressão para a aula seguinte.