A prática da leitura e da escrita para o letramento de alunos com deficiência intelectual; relações entre desenho e texto; estratégias pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita; mediações do professor para a aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental.
1. A prática da leitura e da escrita.
2. O letramento para alunos com deficiência intelectual.
3. Expectativas e dimensão desejada para aprendizagem da escrita e da leitura.
4. Relação entre desenho e texto.
5. Estratégias e práticas para o ensino da leitura e da escrita.
6 . As mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental.
Carga horária total de 45h
*Acompanha livro indexado digital.
O curso é idealizado e concebido através da dinâmica das “Quatro Etapas”.
1ª Etapa: Aula Interativa – O conteúdo é apresentado ao aluno através de um formato áudio/visual moderno. O estudante percorre uma trilha de aprendizagem por etapas, legendados e narrados, e vai interagindo com este conteúdo na medida em que ele é apresentado, executando ações práticas para se familiarizar e absorver melhor o assunto.
2ª Etapa: Exercícios de Conteúdo – São apresentados ao aluno exercícios baseados no conteúdo visto, ora em forma de perguntas dissertativas, ora em forma de exercícios, para que ele possa praticar e avaliar seus conhecimentos.
3ª Etapa: Exercícios de Fixação – O estudante realiza exercícios práticos, buscando a fixação de conteúdo visto nas duas etapas anteriores.
4ª Etapa: Avaliação da aprendizagem via questões de múltipla escolha, referente a conteúdos vivenciados para fins de certificação ou progressão para a aula seguinte.