A visão social e as novas possibilidades e olhares para o Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação; as características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD; definição e encaminhamentos em relação ao Autismo, à Síndrome de Rett e à Síndrome de Asperger; possíveis estratégias e recursos a serem oferecidos para os alunos com condutas típicas; definição e conceituação das Altas Habilidades e Superdotação; o papel da equipe pedagógica e a relação da escola com a presença e formação para os pais/responsáveis para a questão da inclusão; quais são as ?costuras? relevantes para que os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação consigam participar do meio em que vivem de maneira consciente para todos.
1. Transtornos Globais do Desenvolvimento / Condutas Típicas
2. Autismo
3. Síndrome de Rett
4. Síndrome de Asperger
5. A Educação Especial e TGD
6. Como reconhecer o aluno com Altas Habilidades / diagnóstico
7. Desenvolvendo a superdotação na teoria e na prática
8. O papel da família, da escola e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades
Carga Horária 45h
*Acompanha livro indexado digital.
O curso é idealizado e concebido através da dinâmica das “Quatro Etapas”.
1ª Etapa: Aula Interativa – O conteúdo é apresentado ao aluno através de um formato áudio/visual moderno. O estudante percorre uma trilha de aprendizagem por etapas, legendados e narrados, e vai interagindo com este conteúdo na medida em que ele é apresentado, executando ações práticas para se familiarizar e absorver melhor o assunto.
2ª Etapa: Exercícios de Conteúdo – São apresentados ao aluno exercícios baseados no conteúdo visto, ora em forma de perguntas dissertativas, ora em forma de exercícios, para que ele possa praticar e avaliar seus conhecimentos.
3ª Etapa: Exercícios de Fixação – O estudante realiza exercícios práticos, buscando a fixação de conteúdo visto nas duas etapas anteriores.
4ª Etapa: Avaliação da aprendizagem via questões de múltipla escolha, referente a conteúdos vivenciados para fins de certificação ou progressão para a aula seguinte.